O PROJETO


 

O VALCONMAC é um projeto europeu focado na proteção e desenvolvimento dos habitats florestais do arquipélago do Atlântico Macaroneso.

Como um esforço cooperativo, a metodologia de transferência e intercâmbio de informações sobre as ações que realizamos no campo florestal da região macaronésica da ilha desde 2006 vem evoluindo.

Continuamos promovendo esta troca de experiências e conhecimentos no campo da silvicultura para disseminar e disseminar o conhecimento que geramos mais acessível e que conseguiram favorecer o fluxo de conhecimento entre esses territórios com características biogeográficas semelhantes.

MISSÃO


 

Em face da regressão das formações florestais localizadas na zona intermediária e / ou nas zonas costeiras de nossas ilhas e seu efeito sobre o patrimônio botânico de nossos territórios, nossa Missão se concentra em reverter essa situação.

Os habitats florestais que se recuperam ecologicamente em seus ambientes e promovem uma economia sustentável com base em seus benefícios são componentes dessa visão compartilhada.

A VALCONMAC procura contribuir para o desenvolvimento do ambiente rural mais equilibrado a nível territorial, que é mais competitivo, inovador e ambientalmente amigável, tudo dentro de um quadro adaptado às singularidades das ilhas e com especial ênfase no manejo florestal sustentável.

Promover a eficiência dos recursos e promover a transição para uma economia de baixo carbono capaz de se adaptar às mudanças climáticas no meio rural, especialmente a silvicultura.

PARCEIROS


 

Com o ímpeto da ação européia, somos uma aliança ativa que tem os seguintes participantes institucionais:

  1. BENEFICIÁRIO ENTIDADES PARTICIPANTES DO FEDER
  • Parceiro 1 Vice-Chefe do Vice-Ministro do Meio Ambiente do Governo das Ilhas Canárias
  • Instituto de Silvicultura e Conservação da Natureza do Parceiro 2, IP-RAM
  • Parceiro 3 Direção Regional de Recursos Florestais dos Açores
  1. PARTICIPANTES DOS TERCEIROS PAÍSES DO PROGRAMA
  • Parceiro 4: Direcção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural da República de Cabo Verde

 

New image
New image
New image
New image

HISTÓRICO


O projeto VALCONMAC desenvolveu em conjunto projetos há mais de 10 anos, com experiências como FORESMAC, MONTEVERDE e GESFORMAC.

  • O VALCONMAC é um projeto complementar para a Estratégia de Biodiversidade da UE até 2020: nosso seguro de vida e capital natural.
  • As sinergias são estabelecidas no âmbito das políticas da UE em matéria de agricultura e silvicultura. Portanto, também é complementar ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) para o período 2014-2020

O PROJETO


O VALCONMAC é um esforço compartilhado, um investimento europeu na qualidade de vida e uma economia inteligente. Integrado em um saber-fazer sustentável, a relação entre populações e territórios.